WORKSHOP “PRINT IT”

Atelier “Mike Goes West”

Trata-se de um workshop de edição que conta com o acompanhamento técnico do ATELIER MIKE GOES WEST.  Os participantes vão desenvolver os seus projectos de edição, a partir de sessões iniciais de demonstração e esclarecimento.

Todas as fases processuais do workshop vão ser desenvolvidos na FBAUP e com a apreciação e assistência dos interessados e envolvidos no projecto.

O workshop vai contar com a assistência técnica do atelier MIKE GOES WEST, mas o projecto de edição é realizado pelo participante. Trata-se de reflectir um ambiente e resultado de nível profissional.

Datas para a realização da Formação

1º modulo – PRINT IT

17 de JULHO-10/13H   19,20,21,22,23 de JULHO-17/20H

2º modulo – PRINT IT (especial incidência em quadricomia)

24 de JULHO-10/13H   26,27,28,29,30 de JULHO-17/20H

Programa de formação

Impressão de fundos simples

Definição da área de tintagem com fita-cola
Obstrução de áreas de tintagem através de recortes de papel
Registo, tintagem, impressão, limpeza e recuperação do quadro de serigrafia, arquivo.

Impressão de fundos complexos
Recortes de papel opaco
Desenho na tela, poliéster/ texturas
Recorte de fotolitos / texturas
Emulsão, gravação, revelação, registo, tintagem, impressão, limpeza e recuperação do quadro de serigrafia, arquivo

Impressão da forma
Desenho na tela, poliéster
Fotocópia
Impressão jacto de tinta
Emulsão, gravação, revelação, registo, tintagem, impressão, limpeza e recuperação do quadro de serigrafia, arquivo
Compilação de resultados
Selecção
Dobragem e vinco
Encadernação simples/ agrafo
Corte e aparo
Conclusão
Avaliação dos resultados

Comentários

————————————————————————————————

WORKSHOP DE ÁGUA TINTA DE SABÃO E ÁGUA TINTA INVERTIDA

Catherine Brooks

14//16 de Julho

A área de técnicas de impressão da faculdade promove um workshop na área de edição dedicado ao processo de gravura com sabão. A orientar está Catherine Brooks, que reúne uma experiência nesta área a trabalhar no famoso atelier americano de gravura Crown Point Press.

O curso começará com um slide show de impressões, umas realizadas pela Catherine Brooks e outras em conjunto com alguns autores de São Franciso e Paris. Depois de uma breve introdução, Catherine vai fazer uma demonstração do primeiro, de entre os dois processos que serão apresentados neste curso intensivo de gravura. Os participantes vão desenvolver as suas imagens em “soap ground etching” a fim de criar uma matriz principal, para uma posterior imagem construída através de várias placas. No segundo dia, o processo de água-tinta será apresentado para a criação das matrizes secundárias. Entre demonstrações, Catherine estará a orientar e a ajudar os participantes enquanto eles desenvolvem as suas imagens e aperfeiçoam o modo como utilizam o materiais.

Horário

9:30 – 13:00 / 14:00 – 20:00 Horas

15 de Julho

9:30 – 13:00 / 14:00 – 20:00 Horas

16 Julho

14 – 18:00

————————————————————————————————

WORKSHOP DE EDIÇÃO EM XILOGRAVURA JAPONESA

Hiroshi Maruyama, Dezembro 2009

Introdução à xilogravura com tintas de água segundo os processos da gravura japonesa. Foram usados contraplacados, goivas e papéis japoneses, assim como o barem o instrumento de impressão de uma técnica ancestral tão rica e original.

Tradição técnica: uma impressão a cor com tintas à base de água a partir do processo de impressão de OMOHAN-HO (método do bloco único).

Exemplificou-se a hipótese de imprimir não as áreas do bloco que se encontram em relevo mas sim as concavas.

Tratou-se de um workshop de edição destinado à criação de uma pequena edição de autor.

————————————————————————————————————————————————

WORKSHOP DE EDIÇÃO EM SERIGRAFIA “MIKE GOES WEST”

Atelier Mike goes west, Dezembro 2009

Tratou-se de um workshop de edição que contou com o acompanhamento técnico do ATELIER MIKE GOES WEST.  Os participantes desenvolveram os seus projectos de edição de um modo autónomo, a partir de sessões iniciais de demonstração e esclarecimento.

Todas as fases processuais do workshop foram desenvolvidos na FBAUP e com a apreciação e assistência dos interessados e envolvidos no projecto.

O workshop conta com a assistência técnica do atelier MIKE GOES WEST, mas o projecto de edição é realizado pelo participante. Trata-se de reflectir um ambiente e resultado de nível profissional.

————————————————————————————————————————————————

“Re-produzir:  fotolitografia e fotogravura. “

Prof.Bethania Souza e Carlos Guadix. Maio 2009

“Re-produzir- ciclo de 5 workshops de edição em Gravura”, deram-se mais dois workshops orientados pela prof. Maria Bethania Souza pelo prof Juan Carlos Guadix da Faculdade de Belas Artes de Granada, que  introduziram novos processos não-tóxicos de foto-litografia e fotogravura. Depois do primeiro workshop dedicado à ilustração científica com pedrp Salgado, nestes workshops, os participantes conheceram as várias técnicas de fotogravura que facilitam a incorporação de imagens com origem digital e autográfica. Do mesmo modo,  compreenderam como  adequar as mesmas à criação e linguagem pessoal. De referir que os processos  introduzidos são versões menos tóxicas à foto-litografia e fotogravura convencionais.

Os participantes trouxeram fotografias, máquina fotográfica digital ou desenhos para digitalizar e manipular no computador. As imagens foram tratadas e impressas quer directamente sobre matrizes litográficas quer sobre true grain para a produção de fotogravuras sobre placa de fotopolímero. Foram dadas indicações de como usar o software para preparar e manipular imagens para transportes.

————————————————————————————————————————————————

“Re-produzir : Desenho Científico” com Pedro Salgado
Abril 2009

“Re-produzir- ciclo de 5 workshops de edição em Gravura”, teve início com um workshop orientado por Pedro Salgado. O objectivo consistiu em reflectir e produzir obra gráfica num ambiente criativo cruzado pelas experiências dos seus participantes, no formato de workshop de edição.
Contrariamente à prática habitual dos workshops em gravura, em que resultados ficam confinados ao âmbito restrito daqueles que participam, e tratam sobretudo questões tecnológicas, optou-se por um desenvolvimento temático associado à edição conjunta dos resultados. As garvuras produzidas, através da água-forte, irão fazer parte do portfolio aberto da FBAUP .

————————————————————————————————————————————————

EM SÉRIE II: WORKSHOPS EM PROCESSOS LITOGRÁFICOS.
Novembro 2008
Workshop sobre litografia sobre chapa.
Orientado por Endo Ryuta. Introdução a várias técnicas da litografia sobre alumínio. No decurso do workshop, o artista japonês Endo Ryuta apresentou litografias originais sobre pedra.

————————————————————————————————————————————————

Workshop sobre litografia sobre madeira ou Plywoodgraphy
Orientado por Norimasa Mizutani.
O gravador japonês Norimasa Mizutani  fez demonstrações sobre o processo de Plywoodgraphy usando contraplacados já preparados importados do Japão. De modo a tornar acessível a técnica e permitir a continuidade na sua utilização, foram testados a preparação de outros contraplacados, preparação de tintas para impressão e materiais de desenho a partir dos recursos disponíveis no mercado europeu e nacional.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: