RESIDÊNCIA  ARTÍSTICA DE CRISTINA CASTRO

Sinopse

Marte musealizado constrói-se a partir de imagens de lugares intocados pelo homem e de memórias pessoais minhas. Procuro ecossistemas inesperados, criando novas dimensões com tempo e espaço distintos, fundindo-os pelo intermédio de rotações com uma lógica própria da memória selectiva. Existem charneiras que confundem os relógios e as bússolas, estas avançam e recuam conforme a sua vontade. Em lugares não habitados, não humanizados e sem elementos antropológicos, investigo, conservo e exponho artefactos e elementos etnográficos do património cultural terrestre no sentido da construção de uma narrativa pessoal apropriando-me de um espaço neutro. São visíveis variações de tomografias de cérebros, secções moldadas a elementos patrimoniais como se fossem âmbar que, ao mesmo tempo que conserva, mostra as obras nele integradas numa atitude de museólogo/coleccionador organizando as recordações. Por mais longínquo que seja o destino de uma viagem, o que fica, e não se pode perder ou tão pouco ser roubado, é aquilo que permanece na memória de cada um, no museu imaginário individual, e é isso que aqui se revela, no sentido fotográfico do termo.

Fichas Técnicas

Fichas Técnicas

Fichas Técnicas

CV narrativo

—————————————————————————————————————————

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE IMPRESSÃO COM ATELIER MIKE GOES WEST E CASA DA MÚSICA

Apresentação do projecto de edição do Atelier Mike Goes West e Casa da Música nas oficinas de técnicas de Impressão da FBAUP

Apresentação, dia 8 de Março, às 17h


O Atelier Mikegoes West, em parceria com os designers da Casa da Música, André Cruz e Sara Westermann, está a editar uma edição comemorativa dos 5 anos da Casa da Música.

Na oficina de serigrafia, têm estado a ser impressos 1500 convites. No dia 8 de Março, pelas 17 horas, vai haver uma apresentação pública nas oficinas de serigrafia, centrada no processo de concepção e produção da campanha de comunicação para os 5 Anos da Casa da Música. Pretende-se assim mostrar em primeira mão a singularidade deste projecto de edição de autor. A entrada é livre.

—————————————————————————————————————————

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE IMPRESSÃO EM SERIGRAFIA COM SUSANA GAUDÊNCIO

Stout Cobweb: a Política da Forma

Entre Janeiro e Fevereiro, Susana Gaudêncio esteve a realizar programa de artista em residência nas oficinas de técnicas de impressão. Inaugurou a exposição Stout Cobweb no dia 6 de Março nos Maus Hábitos, e fará uma apresentação do projecto desenvolvido no programa de artista em residência na Fbaup no dia 15 de Abril pelas 17 horas, nas oficinas de técnicas de impressão, aberta a todos os interessados.

“Stout cobwebs”(Teias robustas) foi uma das expressões utilizadas na descrição da instalação de Marcel Duchamp Mile of String na exposição The First Papers of Surrealism”(1942). Na mansão Whitelaw Reid em Nova Iorque, Duchamp pendura 26 Quilómetros de corda que cobrem a área do chão ao tecto, ocultando, como um véu, algumas das obras expostas de Max Ernst, Yves Tanguy, etc. A teia opera como labirinto a explorar, desenhado para ofuscar e alterar o sentido e o significado do espaço expositivo e das obras. O projecto a realizar no decorrer da residência no Espaço Maus Hábitos parte de um arquivo de imagens que recolhi e que documentam espaços expositivos colectivos, em contextos de salões ou bienais de arte, do século XX.

Á semelhança da teia de Duchamp, mas através de diversas intervenções nessas imagens e de Video Animação, pretendo alterar a natureza da documentacão fiel de um espaço e obras e abrir caminho a outros significados.

Plano de Trabalho

1 – Residência com a duração de um mês nos Maus Hábitos:

Realização de dois Videos

Animações, com a técnica de Stop Motion.

2 – Residência com a duração de um mês na FBAUP:

Em simultâneo com a residência no espaço Maus Hábitos, vou também realizar uma residência no Departamento de Serigrafia da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Pretendo utilizar o processo serigráfico a uma cor, a sérieé composta por 18 Serigrafias de série limitada.

3 – Exposição individual e divulgação dos Projectos realizados em ambas as residências no Espaço Maus Hábitos em Março de 2010.

—————————————————————————————————————————

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE IMPRESSÃO EM SERIGRAFIA COM CARLOS PINHEIRO

MIKE GOES WEST. Julho 2009.

O Atelier Mike Goes West abriu em Abril de 2002, votado à disseminação da Serigrafia.

Tem vindo a definir-se como lugar onde é possível aprender e exercer variadas competências que têm em comum a utilização do processo de impressão em Serigrafia. Este é também um espaço de experimentação e pesquisa, quer em processos técnicos, quer em efeitos e resultados onde muito contribuem as expectativas e acompanhamento dos artistas dos seus desafios propostos.

Promove, incentiva e acompanha, em ambiente dinâmico e profissional, o desenvolvimento de projectos artísticos e editoriais por parte de artistas e designers.

Desenvolve formações em vários moldes no Atelier e em instituições externas.

Artistas convidados:

Alejandro Gomez Martin

Pelucas Gomez Martin


Deixe um comentário