Projecto de Fanzine que irá ser lançada nas Feiras Francas, no dia 26 de Junho

Foi proposto aos alunos de Técnicas de Impressão a realização de um Diário Gráfico a partir do qual os alunos criariam matrizes e editariam nas oficinas da FBAUP . Destas ilustrações criadas com este propósito foram seleccionadas 17 para integrar uma fanzine a que se deu o nome de um dos produtos que ainda se continua a usar nas mesmas, um derivado do petróleo tecnicamente designado de Solvente de Stoddard. Nome excessivamente pomposo e desconhecido, pois afinal todos os conhecem por white spirit e o repetem por pura necessidade.

Com esta fanzine, dá-se a conhecer o ambiente das oficinas, os seu cheiros.  Pretendeu-se criar assim um novo objecto, apelativo capaz de comunicar com o público, dando a conhecer o trabalho que se está a realizar na FBAUP assim como nas oficinas.

A Fanzine, Whitespirit vai ser impresso em serigrafia, terá 17 ilustrações legendadas de alunos de Obra Gráfica e Técnicas de Impressão e vai ser impressa sobre 2 tipos de papel.

A  Fanzine vai incluir no seu interior mais uma serigrafia em formato cartaz.

A coordenar este projecto está a Professora Graciela Machado, as monitoras Sara Grilo, Joana Pereira e a Técnica Célia Esteves.

Contará com o apoio das estagiárias de Técnicas de Impressão, Patricia Carcelén Marco, Mariana Nikoden, Giorgia Narduli e com os estagiários de Design “Cinco”

Participantes: alunos e estagiários FBAUP.



Sim, não se deveria usar, mas por ele se suspira quando falta nas oficinas, e se repete o seu nome sonante: Whitespirit?

Aparentemente inócuo, um líquido transparente, prestável e mais cómodo para limpar tintas e rolos do que os óleos e detergentes aromáticos, mas afinal irritante. Assim também são as imagens a preto e branco, desenhos simples monocromáticos, retiradas de diários gráficos e páginas avulsas, com poucos artifícios para além das formas e as linhas que os ocupam, algumas letras, mensagens mais ou menos intensas consoante as doses de exposição, leiamos, de atenção. Assim também é uma fanzine, material pobre e barato impresso pelo processo da serigrafia em que o que parece mecânico é afinal manual e feito à força de braços, cortado a bisturi e pensado para sentir todos os detalhes.

Com esta fanzine, dá-se a conhecer o ambiente das oficinas de técnicas de impressão da FBAUP, os seus cheiros diários e alguns utilizadores.

Graciela Machado


Diogo Rapazote //
Antonio Varela //
 Carolina Peres //

Catarina Santos Silva //

Aina Ferrer //

Bernardo Coelho //

Giorgia Nardulli //

Carlos Mensil //

Sara Sampaio //

Beatriz Coias //

Luis Santos //

Sónia Pestana //

Ana Coelho //

Patricia Carcelén //

Célia Esteves //

Maria Joao Fraga //

Carmo Azeredo

Introdução // Graciela Machado

Design // Célia Esteves

Produção // Célia Esteves, Patricia Carcelén, Giorgia Nardulli

Colaboração // Graciela Machado, Joana Pereira e Sara Grilo

Editor // FBAUP / 2010

Primeira edição // 2010 // 50 exemplares / serigrafia

Publicada por FBAUP // Oficinas Técnicas de Impressão


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: